Paginas

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Cinco milhões fizeram o Enem 2013 e número de faltosos chegou a 29%, diz Mercadante

Encerrados os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um balanço da aplicação das provas. Em coletiva à imprensa concedida nesse domingo (27) em Brasília, o ministro afirmou que a realização do exame transcorreu sem incidentes graves.

“Foi um grande êxito. Não registramos nenhum problema que tenha prejudicado o exame. A gente aprende a cada ano e estamos sempre buscando aprimorar”, disse Mercadante.

Ao lado do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, e do secretário executivo do MEC, Henrique Paim, o ministro informou que a estimativa inicial com dados do MEC e do Inep é de que 5 milhões de candidatos fizeram o Enem deste ano. Durante as provas, foi registrada a abstenção média de 29%. Esta edição teve o número recorde de 7.173.574 milhões de inscritos.


O ministro ainda comentou o tema da redação deste ano – Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil. Segundo ele, o tema dialoga bastante com a juventude e com as noções de cidadania.

Os gabaritos serão divulgados até a próxima quarta-feira (30) na página do Inep. O resultado final será divulgado na primeira semana de janeiro. O ministro ainda lembrou que, assim como no ano passado, os candidatos terão acesso ao espelho da correção para fins pedagógicos.

MonitoramentoDurante os dois dias de provas do Enem, o MEC e o Inep monitoraram todo o processo nas redes sociais. Neste domingo, 27, 12 jovens foram eliminados por postarem fotos nas redes sociais. Junto aos 24 eliminados no primeiro dia, 36 participantes foram eliminados por postarem fotos nas redes sociais, conforme prevê o edital. No ano passado, 67 foram excluídos do exame pelo mesmo motivo

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário