Paginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

IFPB inscreve para 3.780 vagas em cursos técnicos


PSCT 2015 validoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abre inscrições do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos (PSCT 2015) nessa quarta, 27 de agosto. Nos cursos presenciais, são 1.320 vagas no Ensino Técnico Integrado ao Médio e 1.460 no subsequente. Na modalidade de Educação a Distância (EAD), são oferecidas 1000 vagas no Curso Técnico em Segurança no Trabalho Subsequente ao Ensino Médio.

Estão sendo ofertadas vagas nos campi Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa (incluindo a unidade de São Gonçalo). As inscrições vão até 10 de outubro. A prova será realizada no dia 16 de novembro.

Os cursos são de Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros, Edificações, Eletromecânica, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Mineração, Petróleo e Gás, Eletrônica, Eletrotécnica, Equipamentos Biomédicos, Mecânica, Secretariado, Contabilidade, Controle Ambiental, Instrumento Musical, Agroindústria, Geologia e Agropecuária. No curso de Instrumento Musical, o aluno escolhe bateria, canto, clarinete, contrabaixo (acústico e elétrico), piano, saxofone, trompete, viola, violão e violino.

Metade das vagas é reservada para quem cursou ensino fundamental na escola pública. Na reserva da escola pública, há ainda uma cota de 50% para quem tem renda familiar de até 1,5 salário mínimo mensal. Há ainda reserva nos oriundos da escola pública, para 50% de pretos, pardos e indígenas. O IFPB tem também cota de 5% para pessoas com deficiência e no campus Sousa há 20% de vagas reservadas para quem vive em assentamento da reforma agrária.

A taxa de inscrição é de R$ 50 para o Integrado e R$ 40 para o Subsequente. Mas, é possível solicitar isenção do pagamento no período de 1º a 12 de setembro, se o candidato se enquadrar nas condições exigidas pela legislação.  No dia 26 de setembro, é divulgada a relação de quem teve a isenção deferida, cabendo recursos de 29 a 30 de setembro, saindo uma nova relação no dia 6 de outubro.

Acesse aqui o Edital para as vagas nos cursos presenciais.

Acesse aqui o Edital da EAD.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Arte: Pablo França – programador visual do IFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário